terça-feira, 25 de maio de 2010

Você sabe amar? Eu estou aprendendo.

Você sabe amar? Você sabe amar? 
Eu  estou aprendendo. Estou aprendendo a aceitar as pessoas, mesmo quando elas me desapontam. Quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas.
É difícil aceitar as pessoas assim como elas são, não como eu  desejo que elas sejam. É difícil, muito difícil, mas estou aprendendo.
Estou aprendendo a amar. Estou aprendendo a escutar, escutar  com os olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos.
Escutar o que diz o coração, o que dizem os ombros caídos,  os olhos, as mãos irrequietas. Escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais.
Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta. Penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vanglória exagerada.
Descobrir a dor de cada coração.
Aos poucos, estou aprendendo a amar.
Estou aprendendo a perdoar. Pois o amor perdoa, lança fora as mágoas, e apaga as cicatrizes que a incompreensão e a insensibilidade gravaram no coração ferido.
O amor não alimenta mágoas com pensamentos dolorosos.
Não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços  de dor no coração.
Passo a passo, estou aprendendo a perdoar, a amar.
Estou aprendendo a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas.
Valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos.
Estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma e as possibilidades que  Deus lhes deu.
Estou aprendendo... Mas como é lenta a aprendizagem!!! E como dói.
Como...., é difícil amar, amar como Cristo amou! Todavia, tropeçando, errando, estou aprendendo...
Aprendendo a pôr de lado as minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição, meu orgulho, quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém!

O tesouro mais precioso.
Uma mulher velha e sábia fazia uma viagem através das montanhas quando, no leito de um rio, encontrou uma pedra preciosíssima.
No dia seguinte, continuando o seu caminho, deparou-se com um viajante que tinha fome. Para atender ao seu pedido de ajuda, a mulher abriu a bolsa para dividir com ele a comida.
O homem deslumbrou-se com a visão da pedra e pediu à mulher que lha desse de presente, o que ela fez sem hesitar.
O viajante se foi, rejubilando-se por sua sorte... Aquela pedra poderia garantir-lhe segurança e bem-estar por toda a sua vida.
Mas, alguns dias depois, ele voltou à procura da mulher... Ao encontrá-la entregou-lhe a pedra dizendo: “Pensei muito e sei bem o valor dessa pedra, mas venho devolvê-la. O que eu quero é algo muito mais precioso... Se for possível, me dê o que está dentro da senhora e que a fez capaz de entregar-me sem hesitação um tesouro como esse.” Desconheço o autor.

Aprender a amar... Aprender a perdoar... Isso equivale a aprender a ser inteiro, ser livre. Mas são aprendizados muito difíceis, que requerem muita fé em Deus.
Somente duas coisas podem nos ajudar nessa tarefa: o tempo, que nos amadurece, nos faz mais humildes e alunos de tudo; e a espiritualidade, que nos dá o conhecimento interior e, com ele, a certeza de não nos perdermos nos labirintos do caminho.
Repita comigo essas palavras:
Senhor, creio em ti! Senhor, creio em ti! Senhor, creio em ti!
Creio que és o doador da vida. Creio que és meu Salvador. Creio que és a ressurreição e a vida. Ajuda-me a manter-me firme no que estou crendo.
“...quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei” (Jo 14,12-14)
AMÉM

2 comentários:

  1. Olá meus irmãos; Graça e Paz.
    Muito bom este espaço, muito edificante, Deus continue abençoando.
    Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.
    Gostaríamos de compartilhar o nosso blog.

    "Mensagem edificante para alma"
    http://josiel-dias.blogspot.com/

    Josiel Dias
    Cons.Missionário
    Congregacional
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Paz seja contigo

    Um amor altruísta, como o de jesus, que sendo rico se fez pobre e miseravel para que nós fossemos participantes da Graça de Deus.

    Aquela senhora tinha uma pedra valiosa, que de graça ela havia recebido do leito do rio. E isto impactou mais aquele homem menos do que o sentimento que levou ela a doar tal riqueza.

    Que sejamos doadores do amor de Deus também

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vinda em meu blog e que possa ser edificada na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir

Seu comentário será lido com muito carinho.
Obrigada, o Senhor te abençoe grandemente.
Volte Sempre!